FPA na Festa do Japão 2018

Este ano a Federação Portuguesa de Aikido, FPA, esteve duplamente presente na Festa do Japão. A convite da Associação de Amizade Portugal-Japão, AAPJ, e da Embaixada do Japão, a FPA dispôs de uma tenda cultural e esteve representada numa demonstração de Aikido pela Associação de Aikido do Sul, AAS.

A FPA contribuiu ainda com um conjunto de tatamis para o palco de demonstrações, tendo assegurado também a respectiva montagem com a colaboração dos elementos da AAS, bem como a desmontagem com a ajuda de outros praticantes de artes marciais.

Situada na zona central do recinto da Festa do Japão, a tenda cultural da FPA foi pivot de divulgação de informação escrita e audiovisual sobre o Aikido em Portugal. Para tal, estava equipada com um televisor de ecrã plano e dois computadores.

No televisor passou durante todo o dia um vídeo de divulgação da FPA e das Associações que nos enviaram conteúdos audiovisuais. Também estiveram “no ar” eventos históricos, por exemplo a 1ª Gala da FPA, realizada em 2011, e eventos do passado recente, como fosse a Cerimónia de Abertura de Época, em 2017.

Para além de imagens vídeo e fotografias de prática de algumas Associações, a FPA divulgou ainda, entre outras, imagens do Encontro de Crianças e Jovens, do ano passado, bem como o mais recente Encontro da Primavera, dedicado ao Aikido no feminino.

Mais cedo do que é habitual, o programa da Festa do Japão deste ano contemplou de novo uma mostra de artes marciais japonesas. A segunda actuação da tarde pertenceu aos aikidocas da Associação de Aikido do Sul, orientada pelo Sensei Manuel Galrinho.

Num tatami de 7 por 4 metros, de dimensões ligeiramente inferiores à do palco, os praticantes da AAS passaram em revista técnicas de controlo e de projecção, tendo executado ainda uma kata de jo, do mestre Stobbaerts.

Ao longo da tarde, a tenda cultural foi visitada por diversos(as) interessados(as) em saber mais sobre Aikido, mas sobretudo procurando locais de treino para adultos e para crianças. Cascais e Moscavide tiveram imediatas sugestões, o que já não se passou com Mafra ou dojos com ensino para crianças.

Além da informação proporcionada online, a FPA ofereceu autocolantes e disponibilizou flyers sobre o Aikido, ao mesmo tempo que expunha um conjunto de livros sobre o tema. Em colaboração com o IPDJ, a FPA disponibilizou ainda um conjunto de informação sobre ética no desporto.

A FPA esteve presente na Festa do Japão, desde 11 da manhã até às 10 da noite de sábado. Além do contacto com diversos interessados em saber mais sobre a Arte da Paz, recebemos visitas de alguns praticantes que muitos conhecerão.

Vídeo do evento em, https://www.facebook.com/617805314971524/videos/1743760879042623/