Celebrando o Caminho do Aikido em Portugal

ABERTURA DA ÉPOCA 2017-18

Foi no último domingo, 3 de Setembro, que a Federação Portuguesa de Aikido (FPA) quis distinguir a história do Aikido em Portugal, tendo para o efeito organizado um evento que juntou os seus órgãos sociais, bem como os representantes das Associações e Clubes que dela fazem parte, na pessoa dos respectivos presidentes e directores técnicos.

No mês em que comemora 27 anos de idade, a FPA quis também enfatizar essa memória histórica, elegendo como anfitrião o Ginásio Clube Português (GCP), local onde há mais tempo se pratica Aikido de forma ininterrupta em Portugal.

O programa comemorativo incluiu um treino matinal de Aikido, onde estiveram em cima do tapete cerca de trinta aikidocas, numa autêntica “master class”, dirigida pelos cinco praticantes mais antigos do Aikido nacional, José Araújo, Jean-Marc Duclos, Orlando Marques, Agostinho Vaz e Manuel Galrinho, todos com pelo menos 40 anos de prática.

As reminiscências da prática de Aikido, levaram depois os presentes a percorrerem uma galeria dedicado à memória da Federação, onde estavam expostos alguns dos cartazes ilustrativos da presença de grandes mestres que ajudaram à divulgação e desenvolvimento do Aikido em Portugal.

Logo após, foi servida uma ligeira refeição aos participantes, ocasião onde foram de novo recordados os primeiros passos do Aikido em Portugal e os primórdios da Federação Portuguesa de Aikido, desta feita, pela voz dos protagonistas.

O actual presidente da FPA, Miguel Sendim, deu as boas-vindas aos presentes, passando a palava ao seu antecessor, Luís Salgado, o primeiro a partilhar a atribulada história da Federação. A seguir, foi a vez do Prof. Jean Marc evidenciar os primeiros esforços que protagonizou no sentido de mudança para uma organização mais equitativa.

Logo após, o Prof. Manuel Galrinho particularizou algumas das muitas estórias da história do Aikido da Federação, salientando o ambiente de alianças e disputas que caracterizou o início da vida associativa. Depois, foi a vez do Prof. Agostinho Vaz destacar a abertura da Federação sob a sua presidência, à diversidade de escolas e estilos existentes em Portugal nessa altura.

Por seu lado, o Prof. Orlando Marques exaltou a sua iniciação invulgar no Aikido bem como sua relação especial com o início do associativismo e da Federação. A seguir, o Prof. Joaquim Caleiro teve ainda oportunidade para dar o seu testemunho sobre o tema.

A terminar, o Prof. Jean Marc e o anterior presidente da Federação, Luís Salgado, fizeram menção a pessoas a quem o Aikido também deve agradecer o seu empenho, nomeadamente, os mestres Georges Stobbaerts e Leopoldo Ferreira e ainda Francisco Leotte.

A cerimónia culminou com um “kampai!!” dos presentes, ao Aikido e à Federação, com a unânime convicção de que o ambiente que hoje se vive em torno da arte é auspicioso, que o convívio entre as diversas Associações, Escolas e Estilos é salutar e se recomenda deva continuar, e que a alegria que nos juntou no tapete e na comemoração perdurará neste Caminho único que é o do Aikido.

Mais imagens do evento: a publicar em breve!